Oferecido no turno Integral
Apresentação
O Curso de Educação Física - Licenciatura está vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e é ministrado no Campus de Goiabeiras da UFES no turno integral. Com carga horária de 3.315 (três mil, trezentas e quinze) horas, distribuídas em áreas de conhecimento das ciências biológica, humana, social, bem como em conhecimentos artísticos e filosóficos, tendo duração sugerida de 04 (quatro) anos. Este curso é também ofertado em caráter especial na modalidade de Educação a Distância.
Estrutura Curricular
A formação do profissional em Educação Física deve compreender e integrar as dimensões culturais, didático-pedagógicas e técnico-instrumentais das manifestações e expressões do movimento humano, com o propósito de qualificar e habilitar a intervenção acadêmico-profissional em face das competências e das habilidades específicas.
A formação deve assegurar as seguintes dimensões do conhecimento: Relação ser humano-sociedade; Biológica do corpo humano; Produção do conhecimento científico e tecnológico; Dimensões culturais do movimento humano; Técnico-instrumental; e Didático-pedagógico. Incluindo ainda a indissociabilidade entre teoria-prática por meio do estágio curricular supervisionado e de atividades complementares.
As questões pertinentes às peculiaridades regionais, às identidades culturais, à educação ambiental, ao trabalho, às necessidades das pessoas portadoras de deficiência e de grupos e comunidades especiais deverão ser abordadas no trato dos conhecimentos da formação do graduado em Educação Física.
Para o Curso de Formação de Professores da Educação Básica, licenciatura plena em Educação Física, as unidades de conhecimento específico que constituem o objeto de ensino do componente curricular Educação Física serão aquelas que tratam das dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, técnico-instrumentais do movimento humano.
Para conclusão do Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura o aluno deverá elaborar um trabalho sob orientação docente.
Perfil do profissional
O Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura deve assegurar, também, a formação de profissionais com competências e habilidades específicas para:
• Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
• Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
• Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico e esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
• Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
• Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
• Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
• Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
• Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
O Professor da Educação Básica, licenciatura plena em Educação Física, deverá estar qualificado para a docência deste componente curricular na educação básica, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação, bem como as orientações específicas para esta formação tratadas nesta Resolução.
Carreira
O profissional formado pelo Curso de Educação Física – Licenciatura está habilitado a exercer a profissão docente/professor no âmbito escolar da rede pública e particular de ensino na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior. Pode também atuar como gestor/coordenador/gerente/técnico-administrativo em órgãos governamentais e não-governamentais no âmbito da Educação /Educação Física; assessor, supervisor, planejador e executor de programas, planos e projetos em órgãos governamentais ou não da área de Educação/Educação Física; associações de classe e comunidades de bairros; orientador de pesquisas científicas na área da cultura corporal de movimento em escolas, secretarias de educação, centros de pesquisa e laboratórios especializados.
Saiba mais:
Para maiores informações, escreva para educacao-fisica [at] prograd.ufes.br ou telefone para +55 27 4009.2622.